Comissão de Gestão de Processos reúne-se com Reitor para apresentação de resultados

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 13h44
imagem sem descrição.

Membros da Comissão constituída com a finalidade de realizar os estudos necessários e elaborar proposta de implantação de mapeamento de processos no âmbito da UFPA reuniram-se com o Reitor, Professor Emmanuel Tourinho, na última sexta-feira (09) para entrega e apresentação do relatório conclusivo dos estudos realizados pela Comissão.

Participantes - Estiveram presentes na reunião, além do reitor, a Pró-Reitora da PROPLAN, Raquel Borges; a Pró-Reitora (em exercício) da PROGEP, Cleide Raiol; o Diretor de Planejamento, Raimundo Almeida; o Economista da PROPLAN, Carlos Max; e os membros da Comissão de Gestão de Processos.

Comissão - A Comissão foi designada com representantes da PROPLAN e PROGEP, composta pelo(a) Administrador (PROPLAN) Huderson Melo, Assistente em Administração (PROPLAN) Adriano Silva, Técnico em Tecnologia da Informação (PROPLAN) Rômulo Ferreira, Assistente em Administração (PROPLAN) Thiago Gonçalves, Assistente em Administração (PROGEP) Aline Teixeira, Analista de Tecnologia da Informação (PROGEP) Maxwel Dias, Professor do Magistério Superior (IFCH/PROGEP) Thiago Dias, Economista (PROPLAN) Paulo Pinheiro e Administradora (FADESP/PROPLAN) Thelma Silva.

Importância - O trabalho desenvolvido pela Comissão surgiu a partir de uma demanda Administração Superior da Universidade e retrata uma iniciativa estratégica visando realizar estudos e indicar os caminhos que a UFPA deverá adotar para a implementação da Gestão de Processos, que é uma prioridade para os próximos anos, conforme objetivo estratégico constante no PDI 2016-2025 de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”, cuja meta é que 100% dos processos críticos sejam redesenhados até o ano de 2025.

Metodologia - A comissão iniciou seus trabalhos em janeiro de 2017, elaborando um cronograma de atividades que incluía reuniões de trabalho, capacitações e visitas técnicas em organizações com iniciativas já desenvolvidas na área de Gestão de Processos, para a definição de uma metodologia a ser avaliada através do mapeamento de um processo piloto: Processo de contratação de professor substituto.

Os fluxos de trabalho que envolvem a contratação de professor substituto foram mapeados em uma oficina com a participação de servidores da PROPLAN, PROGEP, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O processo foi todo documentado e sintetizado em um Fluxograma de Processo e em um Procedimento Operacional Padrão (POP), e foram identificadas possíveis melhorias a serem implementadas no processo.

Gestão de Processos - A Gestão de Processos é um instrumento que busca otimizar e melhorar a cadeia de valor dos processos das organizações, com o objetivo de atender as demandas e expectativas das partes interessadas. Este instrumento facilita a análise dos fluxos de trabalho, permitindo uma visão sistêmica da organização e facilitando o controle do desempenho e dos resultados. O reitor destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão, ressaltando que “a abordagem de Gestão de Processos representa uma visão de inovação, de repensar as atividades rotineiras, proporcionando vários benefícios para a instituição”.

A Pró-Reitora (em exercício) da PROGEP enfatizou que “As experiências já desenvolvidas em Gestão de Processos na UFPA evidenciaram que reunir todos os envolvidos para enxergarem e analisarem um determinado processo proporciona a todos uma visão holística das atividades, para além das barreiras entre as unidades organizacionais.” De acordo com a Pró-Reitora da PROPLAN, “as conclusões obtidas por esta Comissão apontarão caminhos a serem traçados neste tema que é estratégico para a UFPA”.

Expectativas - O relatório apresenta as conclusões da metodologia adotada e direciona uma proposta para o mapeamento dos processos da Universidade, através de modelos e formulários padronizados que poderão ser adotados. O próximo passo é a identificação dos processos que deverão ser priorizados e mapeados. Como proposta, a Comissão recomenda que a UFPA priorize os processos estratégicos de acordo com os objetivos estratégicos do PDI.