Consad aprova Relatório de Gestão–Exercício de 2017

• Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 19h50
imagem sem descrição.

No último dia 27 de março, ocorreu a segunda reunião ordinária de 2018 do Conselho Superior de Administração (CONSAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na ocasião, foi apresentado por meio do Parecer da Prestação de Contas, o Relatório de Gestão da UFPA e as informações suplementares, relativos ao exercício de 2017. As informações suplementares apresentam o Rol de responsáveis, Relatório de instância ou área de correição, Declarações de integridade, Informações sobre projetos desenvolvidos pelas Fundações de Apoio regidas pela Lei 8.958/1994 e o Relatório da unidade de auditoria interna. Os documentos representam o principal meio de prestar contas para a sociedade acerca do que a Instituição executa com recursos públicos e das principais atividades desenvolvidas pela UFPA.

O Relatório é coordenado anualmente pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e elaborado em parceria com a Pró-reitoria de Administração (PROAD) e outras unidades da UFPA, sendo peça obrigatória de prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o parecer de Carlos Max Miranda de Andrade, relator Ad Hoc, “O ano de 2017 trouxe uma série de dificuldades na execução orçamentária e financeira, com bloqueios, contingenciamento e liberações tardias do limite orçamentário além da incerteza da liberação de limite orçamentário. Vale ressaltar que, à despeito da crise financeira, as Pró-reitorias, de igual modo, vêm organizando e otimizando suas ações e seus recursos, na busca de um ensino de qualidade, cujos reflexos se traduzem nos seguintes resultados: elevação do número de vagas ofertadas nos processos seletivos em 16% em relação ao ano anterior, incluindo vagas para PcD, Quilombolas e Indígenas; elevação do Índice Geral de Cursos (lGC) de 3,08 (2015) para 3,136 (2016) em valores contínuos, que corresponde a nota 4, permanecendo constante em relação ao ano anterior. Ressalta-se que é o maior conceito entre as IFES do Norte; expansão na oferta de vagas da pós-graduação e crescimento no número de titulados, com destaque para o mestrado; elevação no número de bolsas concedidas (10.552), superando em 2,25% a meta/SIMEC; elevação do número de programas de pós-graduação que obtiveram aumento de nota na avaliação quadrienal (2013-2016) da Capes quando comparados ao ano de 2013”.

Após aprovado pelo CONSAD, o Relatório de Gestão do Exercício 2017 foi encaminhado ao TCU, por meio do sistema e-Contas, e será disponibilizado no site da PROPLAN após a publicação no site do TCU, caracterizando dessa maneira a homologação do documento junto ao órgão.