PROPLAN lança repositório que reúne os Planos de Desenvolvimento das Unidades

• Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 00h19

PDU4

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – PROPLAN, no cumprimento de sua missão de “Impulsionar, de forma articulada, a gestão das estratégias

para o desenvolvimento institucional sustentável” e ainda exercitando seus princípios de “visão sistêmica e estratégica” e “transparência”, disponibiliza em sua página uma ferramenta que em muito contribuirá para a promoção da política de planejamento e desenvolvimento institucional,  de modo inovador e sustentável. Trata-se do Repositório de PDUs!

Esse novo espaço, que atualmente conta com 47 Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU), é uma, dentre várias ferramentas previstas para o presente ano, com vistas a subsidiar a gestão universitária e auxiliar às Unidades na tomada de decisão.

“Por meio desse repositório, espera-se que o compartilhamento de informações e transparência sobre as ações planejadas pelas Unidades para a consecução dos objetivos institucionais traduzam-se em medidas que elevem a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com o Plano Estratégico da UFPA”, ressalta Fagner Silva, Coordenador de Modernização Administrativa.

PDU, norte para as ações das Unidades

PDU é o principal meio que uma Unidade Acadêmica ou Administrativa dispõe para planejar seu futuro. Essa ferramenta estimula as unidades a refletirem sobre o seu papel no cumprimento da missão institucional da UFPA, desdobrando a estratégia manifesta no PDI da Instituição em planos táticos. Apresenta o perfil institucional e a história da Unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as diretrizes que irão nortear as ações da Unidade.

A disponibilidade do conjunto dos PDUs das Unidades da UFPA é um avanço, pois além de promover a transparência contribui para que qualquer parte interessada conheça a estrutura, os planos futuros e o modelo de gestão implementado pelas Unidades acadêmicas e administrativas além de propiciar fonte de referências para aquelas que ainda não possuem seus respectivos Planos elaborados, fator esse que é considerado primordial para o devido alinhamento que cada Unidade deve buscar e demonstrar com o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA.

O repositório pode ser acessado aqui ou diretamente no site da PROPLAN, no menu documentos da Diretoria de Planejamento.

www.proplan.ufpa.br/index.php/documentos-diplan