Novo Plano de Desenvolvimento Institucional


Focado nas demandas da Região Amazônica e no desenvolvimento institucional, o qual tem sido responsável pelos avanços feitos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) atual 2011-2015 está finalizando. Pensando no futuro e nas metas a serem traçadas pela Universidade para os próximos 10 anos, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) convoca toda a comunidade acadêmica a prestigiar o evento de lançamento do processo de elaboração do novo PDI 2016-2025, que será realizado no dia 16 de setembro de 2015, no Centro de Eventos Benedito Nunes, das 9h às 18h.

O objetivo é apresentar o que já está sendo desenvolvido pela Comissão Elaboradora do Plano, explicar como ele é feito e incentivar a participação de alunos (graduação, pós-graduação), docentes e técnicos-administrativos, terceirizados e demais públicos da sociedade a contribuir para a construção do Plano. Não é necessário inscrição. Quem quiser participar de um sorteio de brindes do evento deve assinar o nome na lista de presença, momento do credenciamento, no horário das 8h30 às 9h.

Atividades - A programação oferecerá palestras, apresentações e falas do reitor da UFPA e seus dirigentes, durante a qual serão fornecidas informações sobre o processo e as formas disponibilizadas de participação no PDI. Entre os assuntos a serem apresentados nas palestras, está o cenário econômico, político, social e tecnológico do Estado do Pará, em que a UFPA está inserida, Plano Nacional da Educação, as perspectivas para a gestão de pessoas e Interação da UFPA junto ao setor empresarial. Além disso, o público poderá conhecer a metodologia adotada para a elaboração do novo PDI.

PDI – Para a pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges, o novo PDI faz-se necessário para que seja cumprido o compromisso da UFPA com o Ministério da Educação (MEC), pois além de ser base referencial para a avaliação institucional, o documento é requisito aos atos de credenciamento e recredenciamento da Instituição, sendo ainda um documento para coordenar as atividades de modo integrado e orientar o desenvolvimento e a construção do futuro da Instituição. A opção para esse momento é um período mais longo, de 10 anos, para a vigência do novo Plano, porém este é dinâmico, podendo ser alterado quando necessário em função das mudanças do ambiente que cerca a Instituição.

Construção participativa - É neste documento que serão traçados os objetivos estratégicos tanto para a área acadêmica como para a administrativa e gerencial. Desse modo, o PDI  torna-se indispensável para coordenar todas as ações da Universidade. A Portaria que nomeia a comissão de elaboração do Plano já foi publicada, sendo que a coordenação executiva está a cargo da Proplan, que vem promovendo reuniões setoriais com várias Unidades, além de  articular eventos que compõem as etapas de elaboração do PDI.

Até o momento, já foram feitas a sensibilização da administração superior na Coordenação da Administração Superior (CAS) quanto às premissas básicas de construção, a necessidade da participação multidisciplinar, o cronograma de trabalho e o macroprocesso de elaboração do Plano, entre outros aspectos. A aplicação de um formulário de pesquisa sobre alguns assuntos que subsidiarão a elaboração  de um diagnóstico estratégico bem como o mapa estratégico e painel de desempenho já estão em curso.

A comunidade universitária deve se sentir à vontade para participar da elaboração. Os meios de contribuição são: o formulário de pesquisa, que será disponibilizado pela internet para a comunidade universitária; as entrevistas com lideranças; os eventos de divulgação, workshopcom dirigentes da UFPA e reuniões de trabalho. O trabalho previsto para a finalização do novo PDI inclui a criação de uma marca/slogan; entrevistas; workshop de consolidação de propostas; elaboração do documento do novo PDI e divulgação do novo PDI finalizado.

Curta a página do Facebook e confirme sua presença no evento, aqui.

>>Leia MaisNovo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA começa a ser elaborado

Serviço:
Lançamento do Processo de Elaboração novo PDI 2016-2015 da UFPA
Data: 16 de setembro de 2015
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – UFPA
Hora: 9h às 18h

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

PROPLAN - Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - proplan@ufpa.br