PROPLAN no XXX Fórum de Coordenadores dos Campi

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), participou nos dias 30 e 31 de Outubro do Fórum de Dirigentes dos Campi, a convite da Coordenadora do Fórum, Profª. Drª. Maria Ivonete Coutinho da Silva, para apresentar o painel intitulado: criação de institutos e núcleos nos Campi. O Diretor de Planejamento Administrador Raimundo, representou a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Raquel Borges, no evento. Na sua palestra Raimundo Almeida, enfatizou que a mudança de estrutura é uma estratégia para fazer frente a dinâmica do ambiente no qual a organização está inserida. – Devemos ter cautela com a alteração da estrutura, principalmente quando trata-se de criação de Unidade, pois uma nova Unidade pressupõe aumento de custos e ela só se justifica se for para entregar mais resultados do que os entregues atualmente, e para atender uma demanda da sociedade, caso contrário estaremos desperdiçando recursos – pontuou Raimundo Almeida.

Raimundo Almeida abordou o que prevê o Estatuto e o Regimento da UFPA, sobre criação de Institutos e Núcleos nos Campi, mostrando que a criação de uma subunidade (Faculdade ou Programa de Pós-Graduação) nos campi (com exceção do campus de Belém), não necessita da criação de um Instituto ou Núcleo, podendo essas subunidades acadêmicas ficarem vinculadas diretamente a Coordenação do Campus. O Diretor de Planejamento chamou atenção para o fato de o Regimento da UFPA, que foi aprovado em 2006, precisar de uma revisão, que inclusive está prevista no próprio regimento em seu artigo 277, que pontua: “em prazo superior a quatro (4) e inferior a seis (6) anos, a contar da vigência do presente Regimento Geral, a Universidade efetuará uma completa avaliação deste, visando a introduzir os aperfeiçoamentos necessários”

Ao final da apresentação, foi aberto para perguntas e esclarecimentos de dúvidas, que foram todas esclarecidas pelo Diretor de Planejamento da PROPLAN, que propôs como encaminhamento para definir critérios específicos para alteração e ampliação da Estrutura da UFPA, a elaboração de uma resolução, uma vez que o Estatuto e Regimento regulamentam apenas aspectos gerais, não estabelecendo, por exemplo: fluxos de tramitação dos processos de alteração de estrutura, não tornando obrigatória a análise do processo pelas diversas áreas da UFPA impactadas pela alteração ou ampliação da estrutura da instituição, como por exemplo: PROPLAN, PROGEP, PROAD, PROEG, PROPESP, dentre outras. - A análise dessas Unidades é fundamental para garantir que a criação da nova Unidade atenda aos objetivos institucionais, pontua Raimundo Almeida.

No dia 30 de outubro, o Diretor de Planejamento Raimundo Almeida, também prestigiou a abertura da I Feira Literária Internacional do Xingu em Altamira (FLIX), evento organizado pela UFPA (Campus de Altamira), que apresentou trabalhos de autores locais, além de incentivar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos. Acesse a apresentação completa da PROPLAN no Fórum dos Dirigentes dos Campi, no link: Apresentação.pdf