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Sistemas

CENSO - Censo da Educação Superior

Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior, com o objetivo de oferecer informações detalhadas sobre a situação atual e as grandes tendências do setor, tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral.

A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. O censo da educação superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos seqüenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Por meio de um questionário eletrônico, as IES respondem sobre sua estrutura e cursos. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados de suas respectivas instituições. Após esse período, o sistema é fechado para alterações e os dados são colocados à disposição das IES, sob a forma de relatório, para que haja a consulta, validação ou correção das informações prestadas.

Passado esse período de validação ou correção das informações prestadas pelas IES, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do censo, para verificar a consistência das informações. Após essa fase de conferência, em colaboração com os pesquisadores institucionais, o censo é finalizado. Os dados são, então, divulgados e a sinopse estatística é publicada, não podendo mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais.

Fonte:

http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/

Portaria Nº 46, de 10 de Janeiro de 2005

PingIFES - Plataforma Integrada de Gestão das IFES

O PING-IFES é (1) um sistema de coleta de dados e padronização das informações provenientes das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior).

O propósito desta plataforma será ; auxiliar os dirigentes das IFES e a SESu/MEC no processo de gestão, possibilitando o acompanhamento da evolução das instituiç&otil de;es e a apresentação de informações educacionais aos órgãos responsáveis por tal acompanhamento e à so ciedade em geral, conforme perfis e controle de acesso.

Informações coletadas para:

  • Matriz orçamentária
  • Indicadores TCU
  • Processo de Prestação de contas TCU
  • Acompanhamento de Metas do REUNI

Maiores informações no site:

http://www.pingifes.lcc.ufmg.br/

Cadastro Nacional de Docentes – CND

Cadastro Nacional de Docentes, sistema informatizado de dados e informações relativas aos docentes dos cursos ministrados pelas Instituições de Educação Superior- IES do País.

O certificado de validação do Cadastro Nacional de Docentes mencionado no art. 3º § 2º é pré-requisito para:

I adesão ao Programa de Financiamento Estudantil - FIES e Programa Universidade para Todos - PROUNI;

II - abertura de processos de credenciamento e recredenciamento de instituição de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e habilitações, modalidades presencial e a distância, no Sistema SAPIENS.

Portaria 327, de 01 de Fevereiro de 2005

Acesse o site:

http://sinaes.inep.gov.br/sinaes/

E-mec - Sistema Eletrônico de Processos do MEC

O e-MEC é um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil. Todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, renovação e reconhecimento de cursos, além dos processos de aditamento, que são modificações de processos, serão feitos pelo e-MEC.

O sistema torna os processos mais rápidos e eficientes, uma vez que eles são feitos eletronicamente. As instituições podem acompanhar (pelo sistema) o trâmite do processo no ministério que,por sua vez, pode gerar relatórios para subsidiar as decisões.

Acesse o site:

http://emec.mec.gov.br/

SIMEC - Sistema Integrado MEC

Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças Formulário eletrônico de apresentação da proposta do REUNI, acompanhamento das Metas e sistema de apoio ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais- REUNI.

Importância: Canal de Informação, prestação de contas e acompanhamento do projeto REUNI/UFSM

DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007

PIBID - Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência

O Pibid pretende elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública por meio de estágios, promovendo então uma maior integração entre educação superior e educação básica.

O programa possui a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior, o programa oferece em 2009 mais de 20 mil bolsas para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.

Edital do Pibid 2009:

http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3185-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-pibid

Maiores informações:

http://www.capes.gov.br/index.php

Indicadores TCU

Indicadores de desempenho que foram fixados pela Decisão nº 408/2002 - TCU - Plenário e que devem ser incluídos nos Relatórios de Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Importância: As informações gerenciais extraídas desse acompanhamento deverão servir de subsídio para selecionar áreas a serem estudadas com maior profundidade pelos Controles Interno e Externo. Essa seleção orientará trabalhos como a análise das Contas do Governo e auditorias de natureza operacional, direcionadas à identificação de boas práticas e de oportunidades de melhoria na gestão. No mesmo sentido, esses dados poderão ser utilizados pelo Ministério da Educação, no monitoramento já realizado das ações e resultados das IFES. Espera-se também que o acompanhamento da evolução desses indicadores possa ser útil como ferramenta de apoio à necessária auto-avaliação institucional.

Maiores informações:

http://www.tcu.gov.br/

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