UFPA apresenta maturidade avançada quanto à Integridade Pública
A Universidade Federal do Pará (UFPA) tem fortalecido, de maneira consistente, sua política de integridade institucional. O trabalho realizado pelas Instâncias de Integridade, em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), tem consolidado práticas que hoje posicionam a Instituição em um patamar avançado de maturidade entre os órgãos públicos federais. Essa prática é incentivada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que lançou o Projeto de Assessoria a Órgãos Federais com Baixa Maturidade em Integridade Pública.
O projeto da CGU é um desdobramento do Modelo de Maturidade de Integridade Pública (MMIP), que consiste em um conjunto de diretrizes e orientações aos órgãos, às entidades e aos gestores sobre os processos-chave para se alcançar uma gestão da integridade robusta, efetiva, conectada à entrega da missão institucional e dedicada a envolver também as partes interessadas (stakeholders). O MMIP foi elaborado com base nos modelos de maturidade e na experiência da CGU no monitoramento e na avaliação da integridade pública no Poder Executivo Federal. Sua etapa de preenchimento pelas instituições foi realizada no segundo semestre de 2024, em que a UFPA também respondeu ao referido levantamento.
Com base na avaliação da CGU, 80 instituições serão assessoradas no ano de 2025 por especialistas que auxiliarão na implementação de estratégias-chave para estruturar e/ou fortalecer a integridade pública. A UFPA não foi selecionada entre essas instituições, pois foi considerada uma instituição que já apresenta um programa de integridade estruturado e atuante.
Além do MMIP, o Painel de Integridade Pública da CGU também indica que a UFPA está em boa posição de maturidade em integridade pública, uma vez que todos os indicadores institucionais de integridade aparecem como 100% cumpridos, com exceção da construção do Mapa de Riscos específico para o Plano de Integridade — aspecto já em fase de elaboração pela equipe da Proplan.
Leia a matéria na integra acessando o link UFPA apresenta maturidade avançada quanto à Integridade Pública
Redes Sociais